Atlachinolli e a Corrida pela Terra


"Eles carregavam as preces para a água e a mensagem sobre a necessidade de proteger as águas do mundo, para o Fórum Mundial da Água e para as pessoas. 
Meu avô fez uma promessa para o povo Hopi: levar o fogo sagrado do coração da Cidade do México, correndo todo o caminho de volta à terra Hopi. A União da Água e o Fogo em nossa tradição (asteca) é a “Atlachinolli”, que representa a Vida Nova. (...)"


Confira o texto e o vídeo da Corrida pela Terra - um evento realizado há 7 anos atrás, como o cumprimento de uma antiga profecia do povo indígena Hopi, em união com povos indígenas do México.
A união dos povos do sul e do norte, assim como a união entre a Água e o Fogo, são sinais de unidade e comunhão.
A mensagem continua viva. O Caminho permanece aberto - para os amigos e guardiões da Mãe Terra!
O texto é de Xiuhtezcatl Martinez, que na época tinha 6 anos de idade (você pode vê-lo correndo no vídeo, junto com seu pai e seu irmão).
Tradução: Guardiões da Terra - Earth Guardians Brazil.

~:~



Nosso amigo Jacob, do Coletivo Cultural, documentou esta viagem incrível, da qual tive a honra de participar, quando eu tinha seis anos. Foi o cumprimento de uma profecia de 500 anos de idade dos corredores Asteca e Hopi, refazendo suas antigas rotas de migração. 
Os Hopis reuniram água de todo o mundo e saíram correndo de Hopi (Arizona, EUA) para a Cidade do México (DF, México), onde foram recebidos em cerimônia por meu avô Xolotl e as tribos Mexica. 
Eles carregavam as preces para a água e a mensagem sobre a necessidade de proteger as águas do mundo, para o Fórum Mundial da Água e para as pessoas. 

Meu avô fez uma promessa para o povo Hopi: levar o fogo sagrado do coração da Cidade do México, correndo todo o caminho de volta à terra Hopi. A União da Água e o Fogo em nossa tradição (asteca) é a “Atlachinolli”, que representa a Vida Nova. Eu tinha apenas 6 anos e meu irmão tinha 3, quando meu pai organizou esta corrida do coração do México à terra dos Hopi, com meu avô e muitos outros que ajudaram. Lembro-me do dia em que saímos de casa para nos juntarmos aos corredores. 
Lembro-me de correr com indígenas de muitas tribos, levando o fogo e, às vezes, a água, através de belas terras. Lembro-me das orações, as cerimônias e as danças que fizemos nas comunidades em que fomos recebidos, conforme passávamos por elas.


O que mais lembro é quando chegamos em Hopi, correndo com os elementos sagrados. Fomos recebidos pelas pessoas que esperavam nos planaltos nos observando, enquanto corríamos os velhos caminhos sagrados que os Hopi usavam nos velhos tempos. Eles abriram o seu local sagrado para nós compartilharmos nossas danças tradicionais e em troca eles compartilharam as deles conosco! Foi incrível. 
Eu dancei ao lado de meu pai, até que caí com insolação. Eu comecei a falar (publicamente) depois que voltamos para casa, desta corrida para proteger a Terra, a Água e o Ar.
Neste vídeo, você pode ver fotos de mim e meu irmãozinho e todas as pessoas correndo. Você pode ouvir minha tia rezando, ela carregava objetos sagrados correndo e estava grávida de 8 meses. Minha mãe dirigiu uma das vans que transportavam suprimentos e também correu - e estava grávida de 8 meses, de minha irmã mais nova. Meu pai está traduzindo as orações de minha tia, em uma bela cerimônia que fizemos quando chegamos em terra  Zuni.
Eu estive em muitas Corridas Sagradas desde então, mas acho que esta viagem foi a experiência mais incrível que já tive! Obrigado ao Criador por abençoar minha vida com tantas experiências incríveis. E obrigado a Jacob e ao Coletivo Cultural (Culture Collective), por documentar esta incrível jornada!

Confira o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=wyUByGVOjMQ






(Publicado originalmente, em inglês, em:  Earth Guardians)

Nenhum comentário:

Postar um comentário