Palavras de Xiuhtzecatl Tonathiuh, no evento "Bioneers 2014" (Pt-Br)





<< Bom dia a todos, meu nome é Xiuhtzecatl Tonathiuh. Eu sou um adolescente de 14 anos, indígena, artista de hip-hop e ativista ambiental, de Boulder, Colorado, e estou muito feliz por estar aqui hoje com todos vocês em Bioneers 2014. Então, vamos começar a apresentação de slides.
Vamos lá, tudo bem, então, novamente. Estou muito honrado por estar aqui ... Quero dedicar um instante em honra ao povo que estava nesta terra antes de nós ... e reconhecer que não fomos as primeiras pessoas nesta terra, ... mas podemos dedicar um tempo para reconhecê-los todos os dias por isso, estou fazendo isso aqui e agora para os povos indígenas da Califórnia.

Uma parte enorme de quem eu sou e do que eu faço, vem da maneira que fui criado .
Meu pai me criou na tradição asteca, e através dela eu aprendi que toda a vida é sagrada. Que todos e cada um de nós está profundamente ligado, não só uns aos outros, mas com o mundo que nos rodeia. E os problemas e as crises que enfrentamos em nosso planeta, ou que afetam nossas comunidades locais estão nos afetando por causa de nossa conexão com a Terra. E nós, como seres humanos, temos bastante poder e, assim, fomos colocados aqui para ser os guardiões da terra, e temos feito o oposto disso, especialmente desde a revolução industrial. Então, nós estamos trabalhando para reparar essa conexão com a Terra.

E então ... quando eu tinha 6 anos e dei-me conta desta conexão com o mundo em torno de mim ... reconheci o mundo em torno de mim, eu vi o documentário de Leonardo di Caprio “11ª hora”. Me vi diante da crise global ... do estado do planeta e do que o estilo de vida humana estava fazendo para o mundo que nos rodeia.
E olhando aquilo como uma criança de seis anos que eu era, me apavorei. Porque eu vi que o meu mundo, o mundo com o qual a minha geração ficaria, estava entrando em colapso. Eu vi o aumento dos níveis de carbono impactando comunidades ao redor do planeta e eu chorei naquela noite.

E fiquei arrasado, porque a minha própria cidade natal, a minha própria comunidade foi afetada pelo impacto do aumento dos níveis de CO2, pelo aumento dos níveis de metano e gases de efeito estufa. Colorado sofreu o maior incêndio que já vimos na nossa história, no mesmo trimestre sofremos nossas maiores inundações. Estamos vendo inundações onde nunca vimos enchentes. Estamos vendo incêndios e secas, onde nunca vimos incêndios e secas. Não é apenas sobre o aquecimento global mais, é sobre mudanças de padrões climáticos. Locais quentes estão ficando frios, lugares frios estão ficando quentes. Os seres humanos estão sendo deslocados ao redor do planeta, por causa de tufões, tornados, furacões, destruição em massa. Esta é uma questão de direitos humanos!

E é a questão definitiva de nossa época. Porque depois que eu vi aquele documentário eu percebi que posso fazer uma das duas coisas. Uma delas, eu posso sentar de braços cruzados enquanto o mundo ao meu redor, o meu mundo, entra em colapso, porque muita gente diz: "Esta geração é o futuro". Mas a verdade é que estamos aqui agora. Nós somos o presente, então eu decidi que iria agir, eu decidi me engajar e logo depois iniciei uma organização chamada “Guardiões da Terra”. Eu sou o diretor de jovens desta organização e estamos trabalhando nas comunidades para proteger a terra, o ar, a água e a atmosfera. Para que a minha geração e aquelas que virão herdem um planeta saudável, seguro, sustentável e justo, por todas as gerações futuras.

E começamos a tomar medidas, começamos a discutir ações em nossas comunidades, banimos pesticidas, regulamentamos a fuligem do carvão, ajudamos a obter proibições e moratórias sobre o  fracking, e em todo o estado do Colorado nós trabalhamos na conscientização sobre a mudança climática, mostrando à juventude o poder que temos para mudar o mundo e através das mídias sociais isso se espalhou por todo o planeta - e agora temos equipes de Guardiões da Terra nos seis continentes - agindo hoje, fazendo a diferença, e levantando-se frente a algumas das maiores indústrias no mundo, porque sabemos que o nosso futuro, o nosso mundo, nossa existência é mais poderosa e mais importante do que qualquer outra coisa. E com muitas pessoas, uma outra maneira com a qual temos nos envolvido é através de processos em tribunal. Jovens de todos os 50 estados apresentaram queixa contra os nossos Estados e governo federal, exigindo-lhes ação sobre as mudanças climáticas, através da criação de planos de recuperação do clima.

R.Y.S.E. (Levante da Juventude por uma Terra Sustentável, em tradução livre) é um programa que temos posto em prática para ajudar a educar e inspirar os jovens e envolver esta nova geração de solucionadores climáticos, e para mostrar que as soluções estão aqui - agora!
Esse é o momento de começarmos a implementá-las - em nossas escolas, nas nossas casas, nas nossas comunidades. E desde o movimento dos direitos civis, a juventude tem estado na linha de frente, marchando pelo seu futuro, lutando pela sobrevivência de todo sistema vivo em nosso planeta...
Apenas algumas semanas atrás, jovens de todas as cores, inclusive  meu irmão mais novo e eu, estivemos na linha de frente da maior Marcha pelo Clima da história mundial, onde mais de 400.000 pessoas marcharam pelas ruas de Nova York. Para dizer: nós não vamos esperar por você para tomar medidas, porque temos o poder, aqui e agora!

E muitas pessoas pensam que o poder neste mundo, o poder de mudar, o poder de fazer a diferença vem de líderes políticos, de governantes, de presidentes. Mas eles estão errados.
Porque o poder neste mundo vem de nós, vem de você. Vem das pessoas nesta platéia  e das pessoas deste planeta, bem aqui e agora. Porque nós temos o poder.

E a Terra está em colapso, todo sistema vivo que vemos está alterado, os oceanos estão acidificados, nossas florestas e nossos oceanos estão desaparecendo, questões de direitors humanos estão apenas ficando pior e pior. Nosso planeta está em colapso e à luz de um mundo em colapso, qual melhor momento para nascer do que agora? Porque essa geração começa a reescrever a história, começa a deixar a nossa marca na Terra, porque vamos ser conhecidos como a geração, como as pessoas no planeta, que deram à luz um mundo saudável, justo e sustentável para todas as gerações que virão. Porque esta geração de pessoas começa a criar o renascimento, chega para co-criar e recriar esse novo mundo, da sustentabilidade, da justiça, da igualdade para todas as pessoas na Terra. E nós somos a geração da mudança, somos a Geração “Ryse”.

Obrigado!>>

(Transcrito em Inglês por: Jessica Löwenherz, Earth Guardians Germany 
Tradução livre: Earth Guardians BR)

Xiuhtezcatl aos 6 anos de idade




<< (…) Olá, meu nome é Xiuhtezcatl Martinez. Tenho seis anos de idade. Eu sou um menino.
Eu só quero dizer uma oração em minha própria língua.
Eu quero dar os meus agradecimentos a todos os elementos, a água, o fogo, a terra, o ar. Gostaria de agradecer por dar-nos a vida, por nos dar energia, por nos dar força.
Eu quero falar, hoje, sobre como a Terra é sagrada.
A maioria das crianças não sabe como a Terra é sagrada, é por isso que eles gastam a maior parte de seu tempo na frente da TV ou na frente de videogames.
É muito bom para os seus pais também – sair com eles para mostrar-lhes que a Mãe Terra é algo sagrado. Mostrar-lhes que a Mãe Terra está viva; ela é viva e bonita. E quando os pais não fazem isto, nós não temos uma chance.
Quando eu tinha cinco anos de idade eu queria ir para as fábricas e fechá-las com o meu irmão mais novo. Mas quando fiz seis anos percebi estávamos comprando das fábricas.
Quem está a apoiando elas? Quem está comprando seus produtos?
Há uma coisa muito boa que podemos fazer: não compra das fábricas, a fim de que possamos apoiar empresas melhores.
Há coisas simples que você pode fazer em sua própria casa. Não desperdiçar água ou desligar as luzes se você não estiver usando-as.
Ensine estas coisas aos seus filhos. Cada escolha que você faz, é a favor ou contra o nosso futuro!

(...)

Agora, quem quer fazer um futuro melhor para todos nós e para nossos filhos?
Eu não posso ouvi-lo! Sim, juntos, podemos fazê-lo! O poder da união! Obrigado!>>

(Transcrito em Inglês por: Jessica Löwenherz, Earth Guardians Germany 
Legendado por: Tupã Levi, Earth Guardians Br
Tradução livre: Earth Guardians BR)

Oficina de CRIAÇÃO MUSICAL e MEIO AMBIENTE

1- A Primeira Etapa da Oficina de Criação Musical e Meio Ambiente acontecerá à partir de Abril de 2015 e será conduzida pelo músico e ambientalista Levi Moisés, representante do "Guardiões da Terra -Earth Guardians Brazil", em Águas da PrataSP.

2- A Oficina será gratuita (contribuição sugerida de R$40 reais mensais, por aluno - porém, esta contribuição é facultativa, não obrigatória) e as vagas são limitadas (20 vagas para a 1a etapa).

3-  Haverá arrecadações de fundos para cobrir os custos do projeto. Alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas com este propósito são: venda de artesanato e mídias audiovisual (cd, revista, decorativos, camisetas, agendas etc), eventos, recebimento de doações espontâneas, crossfunding etc.
Os valores arrecadados serão publicados periodicamente na página do projeto.

4-   Os participantes receberão:

- Aulas (teoria e prática) de Música e Instrumento Musical.
- Atividades práticas e teóricas relacionadas ao Meio Ambiente (local e global).
- Certificado de Participação.

5- Além das atividades de estudo e prática musicais, a Oficina também inclui em seu programa eventuais Passeios Ecológicos (opcional).
   
6- Um importante diferencial desta proposta é a abordagem holística, que procura incentivar o intercâmbio cultural entre jovens músicos e ativistas ambientais do mundo todo (comunidade global), junto com reflexões e ações socioculturais e ambientais na própria comunidade (local).

7- A inscrição pode ser feita através da internet ou presencialmente, nos locais indicados em nossa página.

8- Nesta 1a etapa, as 20 vagas iniciais serão destinadas a crianças e jovens de 
5 - 18 anos (necessária autorização de responsável).

9- A Oficina será realizada na Câmara Municipal de Águas da Prata.


  Apoie! Participe! 
  Música e Meio Ambiente juntos, em Águas da Prata, SP!
  Somos todos Guardiões da Terra!

Confira mais algumas informações sobre a Oficina:

1-      INSTRUMENTO MUSICAL 

Instrumento Musical: para quem vai começar o estudo de um instrumento (Nível Iniciante) ou para quem já toca (Nível Intermediário e Avançado).

2- SOBRE AS VAGAS E OS INSTRUMENTOS

      A quantidade de vagas para cada instrumento poderá variar de acordo com a procura (quantidade de interessados). A disponibilidade do instrumento (por parte do participante ou do projeto) também será verificada durante o período de inscrições.

(Os assuntos abaixo serão abordados em TODOS os grupos, com intensidade variável e de modo simplificado para que possa ser assimilado da melhor forma possível.)

3-      TEORIA E PRÁTICA MUSICAL

/ Ritmo, Harmonia e Melodia.
/ Noções de Escritas Musicais.  
/ Percepção e Apreciação.
/ Arranjo, Composição e Improviso.
4-       MEIO AMBIENTE

/ Terra
/ Água
/ Ar
/ Clima

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO
(Link alternativo: http://goo.gl/forms/Q60bvkuXF2)



Gratidão a todos os Amigos e Apoiadores!
Gratidão a todos os Guardiões!

Somos todos Guardiões da Terra!