Palavras de Xiuhtzecatl Tonathiuh, no evento "Bioneers 2014" (Pt-Br)





<< Bom dia a todos, meu nome é Xiuhtzecatl Tonathiuh. Eu sou um adolescente de 14 anos, indígena, artista de hip-hop e ativista ambiental, de Boulder, Colorado, e estou muito feliz por estar aqui hoje com todos vocês em Bioneers 2014. Então, vamos começar a apresentação de slides.
Vamos lá, tudo bem, então, novamente. Estou muito honrado por estar aqui ... Quero dedicar um instante em honra ao povo que estava nesta terra antes de nós ... e reconhecer que não fomos as primeiras pessoas nesta terra, ... mas podemos dedicar um tempo para reconhecê-los todos os dias por isso, estou fazendo isso aqui e agora para os povos indígenas da Califórnia.

Uma parte enorme de quem eu sou e do que eu faço, vem da maneira que fui criado .
Meu pai me criou na tradição asteca, e através dela eu aprendi que toda a vida é sagrada. Que todos e cada um de nós está profundamente ligado, não só uns aos outros, mas com o mundo que nos rodeia. E os problemas e as crises que enfrentamos em nosso planeta, ou que afetam nossas comunidades locais estão nos afetando por causa de nossa conexão com a Terra. E nós, como seres humanos, temos bastante poder e, assim, fomos colocados aqui para ser os guardiões da terra, e temos feito o oposto disso, especialmente desde a revolução industrial. Então, nós estamos trabalhando para reparar essa conexão com a Terra.

E então ... quando eu tinha 6 anos e dei-me conta desta conexão com o mundo em torno de mim ... reconheci o mundo em torno de mim, eu vi o documentário de Leonardo di Caprio “11ª hora”. Me vi diante da crise global ... do estado do planeta e do que o estilo de vida humana estava fazendo para o mundo que nos rodeia.
E olhando aquilo como uma criança de seis anos que eu era, me apavorei. Porque eu vi que o meu mundo, o mundo com o qual a minha geração ficaria, estava entrando em colapso. Eu vi o aumento dos níveis de carbono impactando comunidades ao redor do planeta e eu chorei naquela noite.

E fiquei arrasado, porque a minha própria cidade natal, a minha própria comunidade foi afetada pelo impacto do aumento dos níveis de CO2, pelo aumento dos níveis de metano e gases de efeito estufa. Colorado sofreu o maior incêndio que já vimos na nossa história, no mesmo trimestre sofremos nossas maiores inundações. Estamos vendo inundações onde nunca vimos enchentes. Estamos vendo incêndios e secas, onde nunca vimos incêndios e secas. Não é apenas sobre o aquecimento global mais, é sobre mudanças de padrões climáticos. Locais quentes estão ficando frios, lugares frios estão ficando quentes. Os seres humanos estão sendo deslocados ao redor do planeta, por causa de tufões, tornados, furacões, destruição em massa. Esta é uma questão de direitos humanos!

E é a questão definitiva de nossa época. Porque depois que eu vi aquele documentário eu percebi que posso fazer uma das duas coisas. Uma delas, eu posso sentar de braços cruzados enquanto o mundo ao meu redor, o meu mundo, entra em colapso, porque muita gente diz: "Esta geração é o futuro". Mas a verdade é que estamos aqui agora. Nós somos o presente, então eu decidi que iria agir, eu decidi me engajar e logo depois iniciei uma organização chamada “Guardiões da Terra”. Eu sou o diretor de jovens desta organização e estamos trabalhando nas comunidades para proteger a terra, o ar, a água e a atmosfera. Para que a minha geração e aquelas que virão herdem um planeta saudável, seguro, sustentável e justo, por todas as gerações futuras.

E começamos a tomar medidas, começamos a discutir ações em nossas comunidades, banimos pesticidas, regulamentamos a fuligem do carvão, ajudamos a obter proibições e moratórias sobre o  fracking, e em todo o estado do Colorado nós trabalhamos na conscientização sobre a mudança climática, mostrando à juventude o poder que temos para mudar o mundo e através das mídias sociais isso se espalhou por todo o planeta - e agora temos equipes de Guardiões da Terra nos seis continentes - agindo hoje, fazendo a diferença, e levantando-se frente a algumas das maiores indústrias no mundo, porque sabemos que o nosso futuro, o nosso mundo, nossa existência é mais poderosa e mais importante do que qualquer outra coisa. E com muitas pessoas, uma outra maneira com a qual temos nos envolvido é através de processos em tribunal. Jovens de todos os 50 estados apresentaram queixa contra os nossos Estados e governo federal, exigindo-lhes ação sobre as mudanças climáticas, através da criação de planos de recuperação do clima.

R.Y.S.E. (Levante da Juventude por uma Terra Sustentável, em tradução livre) é um programa que temos posto em prática para ajudar a educar e inspirar os jovens e envolver esta nova geração de solucionadores climáticos, e para mostrar que as soluções estão aqui - agora!
Esse é o momento de começarmos a implementá-las - em nossas escolas, nas nossas casas, nas nossas comunidades. E desde o movimento dos direitos civis, a juventude tem estado na linha de frente, marchando pelo seu futuro, lutando pela sobrevivência de todo sistema vivo em nosso planeta...
Apenas algumas semanas atrás, jovens de todas as cores, inclusive  meu irmão mais novo e eu, estivemos na linha de frente da maior Marcha pelo Clima da história mundial, onde mais de 400.000 pessoas marcharam pelas ruas de Nova York. Para dizer: nós não vamos esperar por você para tomar medidas, porque temos o poder, aqui e agora!

E muitas pessoas pensam que o poder neste mundo, o poder de mudar, o poder de fazer a diferença vem de líderes políticos, de governantes, de presidentes. Mas eles estão errados.
Porque o poder neste mundo vem de nós, vem de você. Vem das pessoas nesta platéia  e das pessoas deste planeta, bem aqui e agora. Porque nós temos o poder.

E a Terra está em colapso, todo sistema vivo que vemos está alterado, os oceanos estão acidificados, nossas florestas e nossos oceanos estão desaparecendo, questões de direitors humanos estão apenas ficando pior e pior. Nosso planeta está em colapso e à luz de um mundo em colapso, qual melhor momento para nascer do que agora? Porque essa geração começa a reescrever a história, começa a deixar a nossa marca na Terra, porque vamos ser conhecidos como a geração, como as pessoas no planeta, que deram à luz um mundo saudável, justo e sustentável para todas as gerações que virão. Porque esta geração de pessoas começa a criar o renascimento, chega para co-criar e recriar esse novo mundo, da sustentabilidade, da justiça, da igualdade para todas as pessoas na Terra. E nós somos a geração da mudança, somos a Geração “Ryse”.

Obrigado!>>

(Transcrito em Inglês por: Jessica Löwenherz, Earth Guardians Germany 
Tradução livre: Earth Guardians BR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário